EDIÇÃO DE 14/01/2017

Transparência I

O Prefeito Luís Álvaro mal tomou posse na Prefeitura e já cuidou de decretar medidas emergenciais de contenção de despesas. Fim de horas extras, gratificações e contratações sem o expresso aval do gabinete e só em caso de muita necessidade. Decretou o fim do cargo de Chefe da Casa Civil e restituiu o horário de 8 horas de serviço para os advogados do município, que em dezembro havia sido reduzido pela metade. Pelo visto, Luís vai aproveitar melhor o plantel de efetivos e engajar todos os servidores em torno do serviço, de forma a não precisar de contratar e para que sobre dinheiro para manter as folhas e obrigações em dia.

Transparência II

Início de governo é sempre movimentada e todos,  é claro, precisamos dar um crédito de confiança aos que  entram. No mesmo ritmo da prefeitura, a Câmara Municipal liderada por Odair Ferreira também deu um passo gigantesco para tornar mais transparente as ações que acontecem no Legislativo. Matinalmente, o próprio presidente da Câmara, Odair, escreve um informe que é distribuído a toda a imprensa da cidade e região relatando os trabalhos, presenças e até mesmo as justificativas de quem falta.  Eu adorei, e ficarei ainda mais fã quando colocarem finalmente para funcionar as sessões online – de forma ampla, sem privilegiar um ou outro veículo de comunicação, mas transmitindo ao vivo por uma plataforma de vídeo as sessões em sua integralidade. Conto os dias para que isso acontecça.

Herança

O Bispo Johnson de Oliveira Marçal se despediu da Câmara Municipal de Barbacena onde teve importantes projetos-de-lei aprovados, mas deixou uma herança que altera toda a forma de lidarmos com o nosso Legislativo – o fim do voto secreto, um projeto do pastor que foi aprovado pela Câmara e hoje nos dá a certeza de sabermos quem vota contra ou a favor da população. Mas Johnson, inteligente, sensível e abençoado literalmente, nos deixou um sucessor que chegou ao Legislativo imbuído de dar prosseguimento ao trabalho realizado por ele, o Pastor Ewerton, que mesmo jovem demonstra retidão e firmeza em suas posturas.

Lay-out

Falando da Câmara, na gestão 2013-2016 os três cavaleiros da oposição: Kikito, Ronaldo e Gonzaga sentavam-se lado a lado junto à parede esquerda do plenário. Não vamos afirmar que existe uma versão rejuvenescida do trio, mas, coincidência ou não, no mesmo lugar hoje temos Thiago Martins, Carlos Dú e Pastor Ewerton.  Vânia Castro, manteve-se na mesma cadeira, deixou de ter a companhia de Marilene Franco mas ganhou o frescor de Joanna Bias Fortes ao seu lado. Amarílio, Flávio Maluf e Tererê mantiveram-se seus assentos. E por enquanto, estamos tendo um clima cordial entre os vereadores. Vamos acompanhando.

CURTAS & FINAS

- Simpática, competente e educada, Marcela Zaidan é a única mulher presente do primeiro escalão do novo governo municipal. Única e festejada pelos colegas de pastas, que vêem em seu trabalho e postura um trunfo no governo Luís Álvaro.

- O trabalho realizado por Orleans da Costa à frente da saúde durante os últimos quatro anos, sua respeitabilidade dentro do cenário de Saúde da região o credenciaram a emplacar mais quatro anos à frente da pasta em Barbacena. Além da Saúde, Orleans não se cansa de dizer que deseja ajudar a resolver questões importantes da assistência social, e, principalmente, ajudar a arrumar o bairro Nova Cidade, que realmente, está abandonado.

- Mudando completamente de assunto, no último dia 12, em Belo Horizonte, o palácio das Artes encerrou a Mostra 100 Marcier e realizou o lançamento do catálogo Marcier. Edson Brandão foi quem participou de uma mesa redonda com Mathias Marcier, e desta forma célebre, num dos lugares onde mais se cultua a arte em Minas, finaliza-se mais um capítulo do centenário de nosso querido e maravilhoso pintor Emeric Marcier. Agora a festa continuará por aqui.

- Jair Samambaia e o Padre Eudes, animados agitadores de cultura, religião e motociclismo da cidade, arrematando os preparativos para mais um encontro de motociclistas em Barbacena. O evento acontecerá em fevereiro e neste ano tem como tema a Nascente do Poder Aéreo, e muitos ex-EPCAr já confirmam presença no evento.

- Querido amigo, Carlos Alberto Xaulim é quem está à frente da realização de um grandioso congresso de promotores de eventos que se realizará em março em nossa amada BH. O evento que promete trazer as maiores autoridades do setor para a programação tem um padrinho de peso que está arrebanhando personalidades para o evento: o Secretário de Cultura Angelo Osvaldo.

- Meus votos de muitos e muitos sucessos à linda Victória Tedesco que partiu no início desta semana para São Paulo em busca da realização de seus sonhos de top model. Já chegou abalando, sendo convidada para o cast de quatro agências, dentre elas a Ford Models e a Young. Linda, querida, e persistente, tenho certeza que conquistará o mundo.

- A diretoria do Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena, que demonstra um trabalho sério e muito pé no chão para conquistar os objetivos de se transformar numa referência de qualidade em saúde na região, já iniciou 2017 a mil. As obras do CTI estão a todo vapor. Contando moedinhas, é claro, porque dinheiro é pouco, mas usando cada uma delas com muito critério e competência. Vamos apoiar porque esse hospital está dando uma verdadeira lição de administração de recursos e compromisso com o social.